segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Após Comunicação Interpessoal, começa Organização Laboratorial

Dando prosseguimento ao Plano Anual de Capacitação voltado para os servidores técnico-administrativos, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, através da Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos, inicia nesta segunda-feira, 30, a ação Organização Laboratorial. A ação prossegue até o dia 11 de setembro, com um total de 25 horas/aula, no prédio da Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem. Os servidores interessados ainda podem se inscrever na Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFERSA.

A proposta da ação é atualizar e sensibilizar os profissionais da área de laboratório quanto à prática de uma atividade segura e de maior qualidade. Entre os temas que serão abordados estão cuidados no manuseio de materiais radioativos; descarte e cuidados com resíduos dos laboratórios; armazenamento de produtos químicos, entre outros.

Na última sexta-feira, 27, os servidores da UFERSA concluíram a quarta ação do Plano de Capacitação com o módulo voltado para a Comunicação Interpessoal. Durante as duas semanas de curso, os servidores avaliaram a importância da existência de uma boa comunicação para um melhor desempenho não apenas no ambiente de trabalho, mas também no convívio social.

fonte: http://www2.ufersa.edu.br/portal/noticias/2050/Ap%C3%B3s%20Comunica%C3%A7%C3%A3o%20Interpessoal,%20come%C3%A7a%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Laboratorial

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

SEAA – III Semana Ativa do Administrador

SEAA – III Semana Ativa do Administrador
Outubro de 2010

Local: UFERSA
CHAMADA DE TRABALHOS
Modalidade
Os trabalhos científicos da III SEAA poderão ser submetidos na modalidade Resumo Expandido, frutos
de Pesquisa Bibliográfica ou Pesquisa Teórico-Empírica os quais devem conter, no geral, as
seguintes partes: título do trabalho, autor(es)/email, introdução, indicação dos principais
fundamentos teóricos, método, resultados, considerações finais e referências.
Linhas Temáticas
Temas que estejam diretamente relacionados às dimensões organizacional e administrativa.
Normas técnicas
Folha: tamanho A4, Título com iniciais em maiúsculo
Margens com 2,5 cm em todos os lados, Espaço 1,5 entre linhas
Fonte: Times New Roman, tamanho: 12
Máximo de 5 laudas e mínimo de 2 laudas
Máximo de 05 autores por trabalho, sem contar com o orientador.
Máximo de 03 trabalhos por autor/co-autor.
Docentes, discentes da UFERSA e de outras IESs e profissionais poderão fazer a submissão.
Forma de apresentação
A apresentação será por meio de banners que estarão expostos no espaço destinado. Tamanho do
Banner 90 x 1,20. Pelo menos um dos autores deverá ficar ao lado do banner para apresentar o
trabalho aos visitantes, sendo que o certificado apenas será emitido para o apresentador.
Obs.: a impressão do banner é de responsabilidade dos autores/apresentadores do trabalho
Prazo para envio
Até 13 de setembro de 2010
Para o e-mail: seaaufersa@gmail.com
Avaliação
Os trabalhos serão avaliados pelos professores do curso de Administração da UFERSA

DATAS IMPORTANTES
- Data de abertura para submissão: 19/07/10
- Data final para submissão: 13/09/10
- Data de divulgação dos trabalhos aceitos: 27/09/10

domingo, 15 de agosto de 2010

Início Comunicação Interpessoal é tema de curso

Melhorar a comunicação entre os servidores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Está é a proposta da quarta ação do Plano Anual de Capacitação destinado aos servidores técnico-administrativos da UFERSA. O módulo com o tema Comunicação Interpessoal terá início na próxima segunda-feira, 16, no prédio da Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem.

A proposta, segundo a diretora de Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos da UFERSA, Náglia Grazieli, é capacitar os servidores para a promoção de melhorias no processo de comunicação, bem como reduzir os conflitos ocasionados por falhas na comunicação. “É um curso que acrescenta muito para a vida pessoal e funcional dos servidores que vão tomar conhecimento que a comunicação vai além da expressão verbal, a fala”, esclarece Naglia Grazieli.

A ação Comunicação Interpessoal integra o curso Gestão Organizacional no Serviço Público tem carga horária de 24 horas/aula, prosseguindo até o dia 27 de agosto, no horário das 16 às 18h. Os servidores ainda podem se inscrever na Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos.

Entre os temas que serão apresentados estão às diversas abordagens na comunicação, o processo, a qualidade e as barreiras na comunicação. A importância da competência emocional e o feedback (resposta) também vão fazer parte das discussões em sala de aula.

(Turma de Orçamento Familiar)

PLANEJAMENTO FAMÍLIAR – Em clima de confraternização, os servidores da Ação Planejamento Familiar, encerrado na última quarta-feira, 11, aprovaram a iniciativa. Durante dez dias, os servidores receberam ensinamentos de como reorganizar a vida financeira. A ação proporcionou aos servidores da UFERSA uma reflexão sobre a importância de se entender os gastos pessoais e a melhor forma de planejá-los.

Para os professores Frederico Guilherme e Washington Sales, o resultado foi bastante satisfatório. “A turma participou bastante e as discussões foram proveitosas. Acredito que a partir de agora eles vão saber lidar melhor com suas finanças”, afirmou Frederico Guilherme. A metodologia aplicada pelos professores foi através de planilhas onde cada servidor com base no orçamento familiar se organizou para a aquisição de um caro zero.

Apesar de ser um assunto do cotidiano, que diz respeito à vida particular de cada indivíduo, o professor Washington Sales, também ficou satisfeito com o resultado. “Sentimos o interesse dos participantes em rever e reorganizar as suas finanças colocando em prática os ensinamentos repassados no curso”, disse.

Fonte: http://www2.ufersa.edu.br/portal/noticias/1964/Comunica%C3%A7%C3%A3o%20Interpessoal%20%C3%A9%20tema%20de%20curso


Servidores concluem Planejamento Estratégico

Dentro do Plano Anual da Capacitação promovido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido para os servidores técnico-administrativos, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos, por meio da Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos, concluiu nesta quinta-feira, 15, mais uma ação com o módulo Planejamento Estratégico. No total, serão dez ações distribuídas nos cursos: Gestão Organizacional no Serviço Público e Orientações para o Trabalho na Organização Pública. A ação Planejamento Estratégico foi à segunda do Plano Anual de Capacitação. A primeira foi sobre Técnicas de Arquivo.

Com uma turma formada por 25 servidores, a ação sobre Planejamento Estratégico os participantes tiveram oportunidade de conhecer os métodos e ferramentas para a elaboração de um planejamento estratégico. “A metodologia utilizada em sala de aula proporcionou aos servidores integrar as estratégias ao cotidiano da instituição e o resultado foi bastante interessante”, avaliou o instrutor Washington Sales.

A conclusão da ação aconteceu com um seminário onde os servidores apresentaram para toda a turma, com base nos conhecimentos adquiridos nas duas semanas de aula, um esboço de planejamento estratégico por setores da universidade: biblioteca, almoxarifado, tradução, Pró-Reitoria de Graduação e a Incubadora do Agronegócio de Mossoró – IAGRAM.

A próxima ação está programada para acontecer no período de 2 a 11 de agosto, tendo como tema Orçamento Familiar. A proposta é conscientizar os participantes quanto à importância do orçamento familiar, além de promover a capacitação para a elaboração do próprio orçamento, levando o servidor a entender os seus gastos habituais e a um melhor planejamento.


Parabéns a todos que participaram do Curso...


fonte: http://www2.ufersa.edu.br/portal/noticias/1831/Servidores%20concluem%20Planejamento%20Estrat%C3%A9gico

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Profissional de Marketing


Não é de hoje que tenho uma preocupação sobre a relação entre finanças e Marketing. E estou atualmente movendo um grupo de estudo para estudarmos sobre "ROI nas ações de Marketing". Assunto esse bastante interessante.
Li esse Artigo ressentimento no Site Mundo do Marketing e gostaria de dividir com todos que são apaixonado pelo Marketing...



Sem o domínio de finanças, profissional de Marketing compromete o resultado da empresa

Por Amalia Sina*

Não é segredo para ninguém que há muito tempo os números assustam profissionais de várias áreas. Como diz o ditado popular, os números não mentem. Em inglês a expressão que se usa na construção das estratégias nas empresas multinacionais, “You only get what you measure”, deixa claro que um objetivo que não pode ser mensurado, não será atingido. Diferente de áreas como, por exemplo, direito e comunicação, que não são ciências exatas, a matemática sempre tem como ser conferida e os resultados constatados.

Sendo assim, a promoção do produto, que é um dos 4 p´s de marketing, por vezes confundida com o marketing por si só, acaba sendo o foco desta área. Por conta deste equívoco, o profissional de marketing cria um distanciamento das análises financeiras, comprometendo os negócios. Esta visão acarreta, ainda, um grande número de erros estratégicos, pois se trata de decisões que não refletem resultados financeiros positivos.

Já foi o tempo em que as empresas delegavam as análises numéricas apenas ao departamento financeiro. Hoje em dia, a empresa voltada para o mercado exige dos profissionais plena capacidade para tomar decisões com base nos números. O profissional de marketing deve saber, no mínimo, interpretar os resultados financeiros. Já se sabe que de nada adianta uma bela campanha ou uma inovadora embalagem se o resultado financeiro não for favorável.

Sendo assim, dominar os números e ter habilidade analítica financeira se tornou uma obrigação para quem quer atuar em marketing. Quem tem habilidade com números, em geral, consegue se virar nas áreas que envolvem ações ao consumidor. O contrário, ou seja, quem só navega bem nestas áreas, e não se relaciona bem com finanças, pode ficar para trás e perder na competição para os profissionais dos números.

Não por coincidência se vê cada vez mais o especialista da área financeira ser içado a cargos de CEO de grandes empresas, deixando para aqueles que atuam em marketing, caminhar à margem das decisões estratégicas. Talvez este seja um dos motivos que levam os dois departamentos, finanças e marketing, a criar uma rixa interna nada velada. É rara uma reunião onde não haja fricção entre as duas áreas. Como resultado, uma aponta os problemas da outra, gerando ação defensiva quando números negativos são apresentados.

Por outro lado, também não é raro, o profissional de finanças ser visto como alguém que tem como foco descobrir problemas. Em geral, tende a indicar que são derivados de estratégias lideradas pelo departamento de marketing. Para piorar o quadro, também se constata nas empresas uma briga séria entre as áreas de marketing, finanças e vendas, que são pilares de uma organização. A empresa sempre sai prejudicada, pois uma briga destas pode destruir uma empresa.

Desta forma, uma das maneiras para diminuir este estresse entre as equipes, é dotar cada uma delas de capacidade e interesse pelas análises financeiras. Ainda assim, entenda-se aqui que ser analítico não é suficiente já que é necessário conhecer os conceitos financeiros, o que requer estudo e talento. Aliás, querer sucesso na área de marketing sem gostar de estudar é praticamente impossível. Sem contar que parte do trabalho de marketing é buscar formas de mensuração para a projeção do valor da marca, retorno sobre campanhas, definição da vantagem competitiva, redução de custos e maximização dos lucros.

Sendo assim, dominar finanças é fundamental para o profissional que deseja evoluir em marketing, pois até na construção da carreira, só se consegue atingir o que se pode mensurar.

* Amalia Sina é reconhecida como uma das mais bem sucedidas executivas brasileiras de sua geração. Foi presidente da Philip Morris do Brasil, da Walita do Brasil e vice-presidente da Philips para a América Latina. Com MBA em Marketing pela FEA/USP e Pós-graduada em Gestão pelo Triton College, Chicago, hoje comanda a sua própria empresa, a Sina Cosméticos. É autora dos livros “Mulher e Trabalho” e “Marketing Global – Soluções Estratégicas para o Mercado Brasileiro”.

fonte: http://www.mundodomarketing.com.br/15323,175,artigos,sem-o-dominio-de-financas-profissional-de-marketing-compromete-o-resultado-da-empresa.htm

Até mais,