terça-feira, 11 de agosto de 2009

Recursos Humanos

Como agir na busca de uma oportunidade


Consultora apresenta dicas para o processo de transição de carreira. Confira!

Currículo bem elaborado, networking, preparação para entrevista e o bom marketing pessoal, são as principais ferramentas para alcançar uma oportunidade profissional. Independente de estar ou não ativo no mercado, o processo de busca requer dedicação e planejamento.

Existem diferentes formas de empregabilidade no mercado de trabalho atual. Diariamente surgem demandas em alta, como é o caso de prestadores de serviços, colaboradores e freelancers, o mercado já não é o mesmo e há a necessidade de adaptação. É importante ser flexível, aproveitar as oportunidades e estar aberto a aceitar novos desafios e, o principal, fazer um projeto de carreira.

Veja algumas dicas utilizadas no processo de transição de carreira e que podem ajudar a se destacar no mercado:

- Traçar perfil profissional e autoconhecimento: identificar quais são as competências adquiridas na trajetória profissional e as que ainda têm que desenvolver. Refletir sobre o impacto que causou nas empresas que trabalhou.

- Currículo: é o momento de apresentar resultados alcançados e isso demonstra o quanto pode trazer da sua experiência para a empresa, além de proporcionar uma preferência do recrutador entre os concorrentes. Comente os cargos exercidos, as atividades realizadas e o período em que trabalhou nas empresas, é importante mostrar quais vantagens o profissional trouxe no período em que exerceu a função. “Existem dois tipos de currículo, o funcional (muito tempo na mesma função) e o cronológico (crescimento por período/empresa), porém em ambos é essencial colocar o impacto/resultados que causou na empresa e quais as competências adquiridas. Isso irá demonstrar que o profissional busca resultados e o quanto tem de segurança e consciência das suas potencialidades.

- Divulgação do currículo: não adianta fazer um currículo perfeito se não souber divulgá-lo, faça uma lista de sites que considere importante realizar cadastro bem como empresas com áreas de interesse. Chama atenção para quem não é profissional no mercado, “infelizmente existem pessoas que agem de má fé e a informação do mercado pode ajudar a identificá-las. Outra opção é saber fazer e utilizar o networking e o marketing pessoal.

- Networking: atualmente, manter uma rede de networking é questão de sobrevivência e aprendizagem, pois é uma forma de troca de conhecimentos. Segundo dados da Career Center 63% de seus clientes são recolocados no mercado por meio de networking. Então essa é a hora de procurar por todos os cartões de visitas que recebeu até hoje. Separe pelo menos 60 nomes, avalie cada um deles e prepare-se para restabelecer contato. Em uma reunião com esses contatos, trocam-se ideias, conselhos, informações sobre setores de trabalho e competências.

- Redes e comunidades virtuais: o ano de 2009 intensificou a troca de informações por meio de redes sociais e comunidades virtuais devido ao interesse dos profissionais conhecerem as mudanças trazidas em função da crise econômica. Uma excelente oportunidade para gerar ideias e conhecer pessoas. Vale lembrar que o networking pessoal ou virtual necessita ser exercitado ao longo da carreira, pois é uma forma de manter a empregabilidade alta.

- Preparação para entrevista: o que sabe sobre nossa empresa? Perguntas como esta podem surpreender o profissional durante a entrevista, portanto descubra tudo o que puder a respeito da empresa. Informações básicas como atualidades sobre o mercado em que está inserida, sua origem, número de funcionários, localização, principais produtos e concorrentes darão suporte na hora da entrevista. Cuidar da apresentação pessoal, da empatia a ser criada e não chegar atrasado são fatores fundamentais a serem priorizados.

- Durante a entrevista: a entrevista de trabalho muitas vezes causa temor, mas ela deve ser encarada como um momento de apresentação das suas competências e habilidades, ou seja, uma oportunidade de exposição. Não existe fórmula para enfrentar uma entrevista, porém há um conjunto de fatores compatíveis com seus objetivos e o da empresa, que pode levar ao sucesso desta fase. Algumas dicas podem ajudar nesse processo, como responder somente o que for perguntado e evitar respostas prontas e decoradas; apresentar o perfil pessoal e de carreira destacando os pontos fortes e fracos; e falar do motivo de desligamento da empresa, quando houver, de forma clara e objetiva. Acima de tudo gerar uma relação agradável com um entrevistador também pode garantir contatos futuros, além de privilegiar você entre os demais candidatos.

- Marketing Pessoal: 85% dos profissionais em processo de transição de carreira afirmam que o marketing pessoal é seu ponto fraco. No Brasil existe mesmo esta cultura, mas que esse conceito é necessário para criar empatia, ter seu trabalho reconhecido e valorizado e ampliar oportunidades de crescimento dentro e fora de uma empresa. Para um profissional, fazer marketing pessoal significa, em primeiro lugar, mostrar suas realizações e seus resultados, sempre ressaltando o “como” e tomando cuidado para não ser arrogante.

- Salário: a dica é comentar sobre salário somente ao final da entrevista. É importante primeiramente saber sobre e cargo disponível, se necessário comente seu último salário e benefícios, quando questionado, e sempre esteja aberto para negociação. Outra dica é conhecer os benefícios da empresa antes de falar sua faixa salarial.

Além dessas dicas, é importante manter a energia positiva que irá mostrar naturalmente o interesse e entusiasmo pelo que faz.

Por Claudia Monari (consultora da Career Center, especializada em gestão estratégica de Recursos Humanos e Carreira)
HSM Online
10/08/2009

Nota:

Assim como estar no mercado de trabalho não é uma tarefa muito fácil, para ser consultor também é indispensável, uma boa preparação. Como podemos ver neste Artigo que acabamos de ler, alguns conceitos também vale para os consultores que são: Traçar perfil profissional e autoconhecimento (Muito importante para um consultor); Networking ( faço minhas as palavras de Cláudia Monari - "[..]é questão de sobrevivência e aprendizagem[...]"; Redes e comunidades virtuais; Marketing Pessoal (vamos lançar logo mais aqui um séria sobre Marketing Pessoal que você poderá acompanhar). Pois bem para ser um Consultor também exige planejamento...

Até mais....

Washington Sales

1 comentários:

Anônimo disse...

Vi e experimentei diferentes estratégias e métodos, até perder muito dinheiro ao tentar. Até apresentar a nova estratégia que coloquei de volta nos trilhos e consegui recuperar meu dinheiro perdido e ainda fazer um crescimento consistente em todo o meu comércio. O Sr. Carlos Ellison é um profissional incrível, com vasta experiência e profundo conhecimento em negociação agrícola. Ele me ajuda a aplicar a penalidade financeira.

Invista US $ 500 e ganhe US $ 6000 por semana (7 dias),

Invista $ 1000 e ganhe $ 12000 por semana (7 dias)
,
Invista US $ 2500 e ganhe US $ 30.000 por semana (7 dias).

Tudo em lucros semanais e 100% garantido. (Pagamento garantido). Livre para entrar em contato - se você estiver interessado por e-mail: carlose78910@gmail.com
Via whatsapp: +12166263236

Postar um comentário