segunda-feira, 15 de novembro de 2010

UFERSA aprova novo Mestrado e novo Doutorado


A partir do próximo ano, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido contará com mais um curso de mestrado e outro de doutorado. Nesta segunda-feira, 09, a Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – divulgou a aprovação dos cursos de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar Ambiente, Tecnologia e Sociedade e o Doutorado em Ciência Animal. Com a aprovação dos novos cursos a Universidade Federal Rural do Semi-Árido passa a oferecer 7 cursos de mestrados e 2 de doutorados.

“Antecipamos em seis anos, as exigências do Ministério da Educação para que uma instituição de nível superior seja categorizada como universidade”, afirmou o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professor Josivan Barbosa. O reitor explicou que recentemente o Mec, através do Conselho Nacional de Educação, publicou resolução exigindo que a partir de 2016 as universidades públicas e privadas devem ter, pelo menos, 4 cursos de mestrados e 2 de doutorados, sob pena de serem reclassificadas como faculdades.

Para o reitor da UFERSA a notícia da aprovação dos novos cursos de pós-graduação traz mais tranqüilidade para a Universidade Federal Rural do Semi-Árido que trabalha com a meta de um crescimento horizontal com os cursos de graduação e o crescimento vertical com as pós-graduações. “A cidade de Mossoró precisa de pelo menos 20 cursos de pós-graduação, com a aprovação de mais dois cursos na UFERSA e um na UERN (Ciências Naturais) estamos caminhando nessa direção”, avalia Josivan Barbosa. Num prazo de 5 anos, a Universidade do Semi-Árido passou de 1 curso de mestrado para 9 cursos de pós-graduação, sendo 7 mestrados e 2 doutorados.

Com o Mestrado Acadêmico Interdisciplinar Ambiente, Tecnologia e Sociedade, o Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais da UFERSA é contemplando com um curso de pós-graduação. “A proposta é bastante relevante considerando-se a carência em termos sociais e tecnológicos, bem como a fragilidade ambiental do semiárido nordestino”, afirma a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFERSA, professora Maria Zuleide de Negreiros.

O Mestrado Interdisciplinar é uma necessidade da região do Alto Oeste Potiguar que dará oportunidade aos graduados nas diversas áreas das ciências sociais e tecnológicas a possibilidade de realizarem uma pós-graduação Strictu Sensu em sua própria região. “Tenho certeza que a procura será grande”, acredita a pró-reitora.

A professora Zuleide Negreiros informa ainda que o Doutorado em Ciência Animal é conseqüência do excelente desempenho do Mestrado em Ciência Animal que na última avaliação da CAPES teve conceito 4. “A partir de agora, o programa poderá atender aos anseios de toda a comunidade acadêmica que terá a oportunidade de continuar seus estudos sem precisar se deslocar para outras regiões do país, o que na maioria das vezes se torna inviável para os estudantes do semiárido”, acrescenta.

O Mestrado Interdisciplinar Ambiente, Tecnologia e Sociedade tem como área de concentração Estratégia Sustentáveis de Desenvolvimento do Semiárido e será oferecido com duas linhas de pesquisas: Tecnologias Sustentáveis e Recursos Naturais do Semiárido e Desenvolvimento, e Sustentabilidade de Organizações e Comunidades no Semiárido. O corpo docente será composto por 12 professores.

Já o curso de Doutorado em Ciência Animal tem como área de concentração Sanidade e Produção Animal, com três linhas de pesquisas: Sanidade Animal, Produção Animal e Ecologia e Conservação do Semiárido. O Edital para a seleção dos candidatos deve ser publicado nos próximos dias.

fonte: http://www2.ufersa.edu.br/portal/noticias/2491/UFERSA%20aprova%20novo%20Mestrado%20e%20novo%20Doutorado

2 comentários:

jfnvnisunfd disse...

Is your payment gateway got hacked in your blockchain account? Are you unable to make the payment and your work gets in pending mode? If you are looking forward to eliminating issues in no time, you are requested to speak to the team via blockchain support phone number which is always functional. Talk to the team and avail fruitful support from the team who is approachable. You can always take help from them by discussing your queries with them. The team is ready to help you through every situation.
https://www.cryptophonesupport.com/wallet/blockchain/


blockchain Phone Number

blockchain Support Number

blockchain Support Phone number

blockchain Customer support

blockchain Customer support number

blockchain customer care number

blockchain customer care

blockchain customer service number

blockchain customer service

blockchain toll free number

blockchain helpline number

blockchain support

Image Galley Club disse...

Is your payment gateway got hacked in your trezor account? Are you unable to make the payment and your work gets in pending mode? If you are looking forward to eliminating issues in no time, you are requested to speak to the team via trezor support phone number which is always functional. Talk to the team and avail fruitful support from the team who is approachable. You can always take help from them by discussing your queries with them. The team is ready to help you through every situation.
https://www.cryptowalletsupport.com/trezor-support-number/




trezor Phone Number

trezor Support Number

trezor Support Phone number

trezor Customer support

trezor Customer support number

trezor customer care number

trezor customer care

trezor customer service number

trezor customer service

trezor toll free number

trezor helpline number

trezor support














Postar um comentário