sábado, 16 de abril de 2011

Doutora em Ambiente abre novo mestrado da UFERSA



A Universidade Federal Rural do Semi-Árido abriu oficialmente nesta quinta-feira, 14, mais um curso de pós-graduação, o oitavo mantido pela instituição, o Mestrado Interdisciplinar Ambiente, Tecnologia e Sociedade. A Aula Inaugural foi proferida pela professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a Dra. Maria do Carmo Sobral que abordou o tema Os Desafios da Interdisciplinaridade nas Ciências Ambientais.

A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, como também de professores e estudantes da graduação e da pós-graduação. “Quero ressaltar a importância dos cursos de pós-graduação para essa instituição que possibilitou a transformação da antiga Escola Superior de Agricultura em Universidade Federal Rural do Semi-Árido”, ressaltou o reitor, parabenizando na pessoa da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Zuleide de Negreiros, pelo crescimento vertical conquistado pela UFERSA.

Nos últimos seis anos, a Universidade passou de dois para oito cursos de pós-graduação, e a partir do segundo semestre, estará implantando o nono curso, o Mestrado em Sistema de Comunicação e Automação Industrial. Sobre o curso Ambiente, Tecnologia e Sociedade, o reitor acredita que o Mestrado possibilitará a formação profissional numa área que exige posturas e atitudes mais responsáveis com relação ao meio ambiente.

A após a abertura, a professora Maria do Carmo, iniciou a palestra discutindo os conceitos básicos do meio ambiente. Ela aproveitou e apresentou alguns problemas globais, mencionando os compromissos ambientais acordados em reuniões da Organização das Nações Unidas – ONU. Durante a aula a professora ainda fez um alerta: “60% de todos os ecossistemas estão degradados e daqui a 50 anos, o planeta poderá entrar em colapso”, afirmou a professora.

Para os novos mestrandos da UFERSA, a professora apresentou os grandes desafios na área do meio ambiente, citando, as mudanças climáticas, o crescimento das metrópoles, a infraestrutura das cidades e o comprometimento dos governos. Ainda segundo a professora, as pós-graduações interdisciplinares é a área que mais cresce na CAPES.

“Precisamos caminhar entre as disciplinas com projetos estruturantes que sirvam de ponte entre os diversos temas de atuação da ciência”, frisou, orientando a turma de mestrado a elaborar dissertações que envolvam vários aspectos de um mesmo tema. “Interagir vários trabalhos dentro de uma mesma temática”, explicou a Dra. Maria do Carmo.

Fonte: http://twixar.com/uLJkXA7mMI - Site UFERSA

1 comentários:

sivam disse...


Hey there lovely people. I am here to make you all ecstatic with the offers and news i have in store for you guys. Unlimited fun with variety of new things are introduced in When you will look at me you will not stop complimenting my body, my figure, my face and everything else because I have people saying that you are simply wow from every angle. Keeping sexual frustration at bay is our specialty. I am master of erotic orgasm and will seduce by the art of my love and lustful masturbation techniques.
Hyderabad escort service

Postar um comentário