sábado, 8 de agosto de 2009

Web 2.0


O que o Facebook quer no Brasil?

Saiba quais foram os motivos que trouxeram Mark Zuckerberg, criador da rede social.

Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, a maior rede social do mundo, veio ao Brasil nesta semana. O que se sabe, Zuckerberg teve dois bons motivos para a sua visita. Fazer a divulgação do seu negócio no país e promover um concurso para desenvolvedores.

Por aqui, o Orkut reina absoluto. Os internautas brasileiros, das mais variadas classes econômicas A, B ou C, aderiram à rede social, pertencente ao Google, e não parecem mudar as suas preferências. Nem mesmo com o crescimento do Twitter.

Mas, é perceptível o crescimento paulatino do Facebook no Brasil. Os usuários ainda são mais concentrados naqueles que estão mais habituados com a internet (chamados de heavy-users), e isso não é um impeditivo e sim um estímulo. Já que toda rede social começam a ser utilizadas por esses tipos de usuários.

Zuckerberg, um típico geek (a nova denominação para nerds, só que são aficionados por tecnologia), em sua passagem pelo país deu entrevistas e ministrou palestras. Uma delas foi na última terça-feira (04/08), na Faculdade Getúlio Vargas, em São Paulo. No local tinham cerca de 250 pessoas, porém a transmissão da palestra foi realizada simultaneamente pela internet, na própria plataforma do Facebook, e teve acesso de cerca de 4.500 pessoas. Estes dados foram divulgados pela própria instituição organizadora.

No encontro, Zuckerberg ele deixou bem claro que o país está entre os focos da expansão do Facebook. Como parte dessa estratégia, ele tem como visão em transgredir os limites da rede social. Acredita que pode ser uma plataforma para as mais variadas utilizações, fazendo do Facebook um ambiente padrão como, por exemplo, o Windows.

Dentro dessa ambiciosa visão, Zuckerberg fechou parceria com o portal Terra. Ou seja, o usuário do Facebook, ao estar logado, pode usufruir de serviços do portal brasileiro. Essa é apenas uma das parcerias que estão por vir, visando o crescimento.

O outro motivo de sua visita foi o lançamento do concurso para desenvolvedores. Denominado de “Desafio Facebook” (http://www.facebook.com/desafiofacebook), o objetivo é o incentivo à criação de novos aplicativos para rodar na plataforma.

E, neste processo de crescimento, a contribuição dos programadores é fundamental para atingir tal expectativa. É acompanhar para ver se o Facebook conseguirá mesmo incomodar o Orkut no Brasil.

Fonte:HSM Online
07/08/2009

Nota:

Segundo pesquisa da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios/Março (2008). O número de internautas no Brasil saiu de 30,01 milhões em 2006 para 42,60 milhões em 2007, segundo pesquisa realizada por uma consultoria multinacional, o Brasil ocupa hoje o quinto lugar dos países que acessam a internet estando a sua frente países como China, Estados Unidos, Japão e Índia. É nesse crecimento de mercado que empresas como Google, Orkut, Microsoft, agora Facebook, estão de olho no mecado brasilleiro.

Washington Sales

0 comentários:

Postar um comentário